Ginecologia - Prevenção e Contracepção
A Ginecologia é a especialidade médica que lida com os cuidados e com a saúde da mulher, em todas as fases de sua vida.
Tem um papel importantíssimo tanto na prevenção, quanto no tratamento de doenças relacionadas aos órgãos genitais femininos. Isso inclui vulva e vagina, colo do útero, útero, ovários, trompas e mamas.
É importante ter visitas regulares com o ginecologista para manter a saúde reprodutiva. E, dependendo do seu histórico de saúde e da sua idade, o seu ginecologista pode usar esta consulta para rastrear uma grande variedade problemas como cólicas fortes, ciclos menstruais irregulares e até problemas como crescimento excessivo de pêlos, ganho de peso e desconforto nas mamas próximo ao período menstrual.
Principais exames Ginecológicos
ᐅ Ultrassom endovaginal
É um exame capaz de visualizar de forma excelente os órgãos genitais internos das mulheres e detectar anormalidades presentes nesses órgãos.
É capaz também de diagnosticar gestação, inclusive aquelas que ocorrem fora do útero.
ᐅ Papanicolou ou colpocitologia (“preventivo”)
O exame de Papanicolau faz a análise das células da região do colo uterino para identificar infecções vaginais, doenças sexualmente transmissíveis (DST) e, principalmente, algum sinal precoce de câncer de colo uterino, o terceiro tumor mais frequente na população feminina.
O exame é realizado através da exposição do colo com um espéculo e coleta de material utilizando uma escovinha e uma pequena espátula.
É indicado para todas as mulheres, mesmo na ausência de qualquer sintoma, devendo ser iniciado após a primeira relação sexual e mantida sua realização de forma rotineira pelo menos até os 64 anos de idade, podendo prolongar-se além desse período caso a paciente deseje.
Principais Procedimentos Ginecológicos
ᐅ Inserção de DIU
O que é o DIU
O DIU é um pequeno dispositivo colocado no útero para evitar a gravidez.
É de longo prazo, reversível e um dos métodos de controle de natalidade mais eficazes que existem
Tipos de DIUs
Existem basicamente dois tipos de DIUS:
DIU não hormonal (de cobre ou cobre com prata)
• Ausência de hormônios
• Tendência a aumentar fluxo menstrual e cólicas
• Duração de 3 a 10 anos (a depender do tipo escolhido)
DIUs hormonais
• Baixa dose de progesterona
• Aumenta a chance de deixar a mulher sem menstruar
• Duração de 5 anos
Procedimento para inserção
O procedimento para colocar o DIU é simples, dura entre 15 e 20 minutos, no próprio consultório ginecológico.
A colocação do DIU pode ser feita em qualquer período do ciclo menstrual, no entanto é mais recomendado que seja colocado durante a menstruação, que é quando o útero se encontra mais dilatado.
Utilizando-se de alguns cuidados especiais, a maioria das mulheres têm uma experiência tranquila com a inserção do DIU no consultório.
Qual o melhor DIU
Não existe um tipo de DIU melhor do que o outro e sim o DIU que será mais indicado para o caso de cada paciente.
Por isso antes de realizar a inserção do diu é importante passar por consulta com ginecologista para a escolha do diu e para a avaliação de solicitação de exames que deverão ser realizados antes da inserção.
Retirada de DIU
A retirada do DIU pode ser necessária por alguns motivos: por desejo de engravidar, por não ter se adaptado ao método, ou por ter atingido o período de validade.
A retirada é mais simples, mas também deve ser realizada no consultório médico. Com a ajuda do espéculo e de instrumentos ginecológicos, o ginecologista retira o dispositivo intrauterino.
ᐅ Implante de contraceptivo
O implante contraceptivo tem a duração de 3 anos, é colocado sob a pele, na face medial do braço, e que passa a liberar continuamente um hormônio derivado da progesterona na corrente sanguínea.
O procedimento é realizado no próprio consultório, com o uso de anestesia local.
Excelente método, principalmente, para aquelas pacientes que têm contraindicação a métodos combinados e orais.