Dermatologia - Clínica e Cirúrgica
A pele é o maior órgão do nosso corpo e uma das nossas maiores barreiras protetoras contra a ação de agentes como vírus e bactérias.
Além do mais, a pele e seus anexos (cabelos, pelos e unhas), são componentes importantes da nossa aparência física.
Sendo assim os cuidados com a pele são imprescindíveis para a proteção da nossa saúde e melhora da nossa imagem e autoestima.
São mais de 3 mil doenças dermatológicas que afetam crianças, adultos e idosos, dentre elas:
• Acne (espinhas);
• Alergias;
• Vitiligo;
• Psoríase;
• Alopécia (queda de cabelos);
• Hanseníase;
• Câncer da pele.
Uma avaliação minuciosa da pele, cabelos e unhas realizada por um dermatologista é de grande importância, pois é através dela que é possível criar um protocolo de cuidados adequados, de acordo com as características individuais de cada um, além de diagnosticar precocemente doenças sistêmicas que podem manifestar-se na pele, nos cabelos e até nas unhas, antes de outros sintomas.
Para que a avaliação do dermatologista seja mais eficaz, algumas orientações devem ser seguidas:
• Ir sem maquiagem;
• Retirar o esmalte das unhas.
Muitas vezes, o diagnóstico realizado na consulta pode demandar um tratamento medicamentoso ou algum procedimento cirúrgico, sendo que algumas dessas cirurgias podem ser realizadas ambulatorialmente, ou seja, no próprio consultório.
Pequenas cirurgias dermatológicas ambulatoriais
ᐅ Biópsia e/ou exérese de lesões de pele
Procedimento realizado para remover uma lesão de pele, com a finalidade de esclarecer a natureza dessa amostra (benigna ou maligna), bem como tratar a lesão.
O procedimento é realizado com anestesia local.
ᐅ Cantoplastia ungueal / Exérese de unha
Procedimento cirúrgico da cantoplastia ungueal que objetiva remover a porção parcial ou total da lateral da unha doente (encravada), havendo posteriormente a cauterização e a sutura.
ᐅ Lóbuloplastia
É a correção da fenda do lóbulo da orelha.
Essa pequena cirurgia é destinada a corrigir tanto o lóbulo que foi totalmente rasgado (fenda total) quanto o lóbulo que está com o furo aumentado (fenda parcial).
É realizada em consultório, com anestesia local, rápida recuperação e cicatrização discreta.
Para fazer uma nova perfuração na orelha, será necessário aguardar cerca de 6 semanas.
ᐅ Eletrocauterização de lesões cutâneas
Eletrocauterização, ou simplesmente cauterização, é um procedimento cirúrgico em que a lesão é carbonizada por eletricidade e calor.
Costuma ser realizado no próprio consultório com o uso de anestésico local e a recuperação é rápida.
É utilizada para retirar lesões de pele benignas como hiperplasias sebáceas, ceratoses seborreicas e dermatose papulosa nigra.