Psicologia materna
A depressão é um dos distúrbios mentais mais prevalentes na gravidez e no pós-parto, afetando cerca de um quinto das mulheres.
A depressão pré-natal é o principal fator de risco para depressão pós-parto, e é geralmente uma continuidade da depressão que se iniciou no período pré-natal.
A psicologia por diversos anos deu um grande enfoque no bebê e na criança, deixando de lado o olhar para as tentantes, gestantes e mães.
As mulheres tinham que calar as dores da maternidade, pois a sociedade como um todo romantiza muito esse papel e não dá espaço para angústias provenientes dessa fase.
A Clínica Muliere oferece atendimento especializado para pacientes que estão nessa fase da vida, com o intuito de dar maior atenção para a saúde materna, humanizar a maternidade e derrubar com toda a força a famosa frase: “nasce uma mãe, nasce uma culpa”.
Para isso oferecemos dois tipos de acompanhamento com psicóloga especializada em saúde mental materna, um voltado para a prevenção de disfunções mentais durante a gestação (Pré natal Psicológico), e outro voltado ao tratamento de condições emocionais já estabelecidas (Terapia Materna).
Pré natal Psicológico
O pré-natal psicológico é uma prática complementar ao pré-natal tradicional, voltado para maior humanização do processo gestacional, e se propõe a prevenir situações adversas potencialmente decorrentes desse processo.
Embora o cuidado com a saúde física da mãe e do bebê sejam fundamentais, o lado emocional também merece muita atenção. Gerar um filho traz inúmeras mudanças ao corpo, à rotina, à casa e à vida pessoal.
Contar com o apoio de um profissional especializado faz toda a diferença para passar com tranquilidade por essa fase.
Terapia materna individual ou do casal
A Psicologia perinatal além de realizar o pré-natal psicológico, que tem uma abordagem profilática, oferece também a abordagem terapêutica voltada às mulheres que estão precisando tratar um problema já instalado.
Esse tipo de atendimento psicológico é indicado para:
• Mulheres tentantes, gestantes e mães em geral;
• Mães com perdas perinatais;
• Mães que vivenciaram o nascimento de filhos prematuros ou com qualquer problema de saúde.
Esse acompanhamento pode ser realizado de forma individual ou com o casal, e tem como objetivo ajudar neste novo momento do ciclo de vida, bem como promover o desenvolvimento de relações mais afetivas e seguras, entre o bebê e seus cuidadores, fortalecendo o vínculo familiar.
Faça seu acompanhamento na Clínica Muliere
Conheça o trabalho de nossa psicóloga especialista no atendimento à mulher, especialmente na fase perinatal, que desenvolve a abordagem individual ou em casal, em um espaço aconchegante e acolhedor de nossa clínica, projetado com muito carinho para receber nossos pacientes.
O equilíbrio mental e a paz interior são fundamentais para uma vida saudável e feliz.