Furo de Orelhas Humanizado em bebês
Já se foi o tempo em que o furo da orelhinha do bebê era feito por qualquer pessoa e sem o uso de técnicas adequadas para a aplicação do primeiro brinco. Desde 2009 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), recomenda que esse seja um procedimento feito por um profissional capacitado, seguindo as normas recomendadas pela agência.
O procedimento, quando realizado com todas as medidas de segurança recomendadas, apresenta redução significativa de qualquer tipo de complicações, como infecção ou reação alérgica.
Na clínica Muliere, esse procedimento é realizado por enfermeira capacitada na área e seguindo as orientações de segurança vigentes. E ainda conta que o grande diferencial de ser realizado de forma humanizada. O objetivo é fazer com que os bebês passem pela experiência da forma mais tranquila, menos traumática e com menor possibilidade de dor.
O que é “furo humanizado”?
Furo humanizado, é o respeito ao tempo do bebê e a oferta de medidas que tornem esse procedimento o mais tranquilo possível. Um furo humanizado pode demorar até 1hora para ser realizado – o furo em si é muito rápido, mas criar um ambiente propício pode levar algum tempo.
O primeiro passo é criar um ambiente acolhedor, em que os pais ou responsáveis estejam envolvidos no processo, e por perto para acompanhar, aguardando que o bebê esteja confortável, e realizando a aplicação quando ele está calmo, mamando ou dormindo.
Não é usado qualquer tipo de anestésico tópico ou sistêmico, já que o uso dos mesmos é contra indicado, porém com as técnicas de acolhimento e humanização, o bebê normalmente sente pouca dor e muitas vezes nem percebe que o procedimento foi realizado.
Quando deve ser feito?
Há alguns anos existia uma prática de furar as orelhas do bebê antes da alta na maternidade, ainda nos primeiros dias de vida, algo que foi abandonado pelo maior risco de infecção.
Atualmente, não existe um consenso sobre uma idade específica. A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que seja realizado pelo menos a partir do 15º dia de vida.
O momento ideal seria só depois de completar o esquema de vacina contra tétato (tríplice bacteriana), que se inicia aos 2 meses e se completa aos 6 meses de vida.
Para saber o melhor momento para o seu bebê, consulte seu pediatra.
Qual material deve ser usado para a aplicação?
A aplicação com Jelco e agulha demanda muita manipulação, o que aumenta a chance de infecções. A pistola aplicadora também não é a melhor opção porque dificulta higienização e desinfecção do brinco antes da aplicação.
Hoje, no Brasil, o único sistema aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é o sistema que utiliza o próprio brinco para a perfuração, que vem esterilizado de fábrica. Este aplicador é descartável e traz o brinco acoplado no próprio equipamento, em um dispositivo que impede o contato desse brinco com o profissional que vai realizar o procedimento, e que exige mínima manipulação para a perfuração da orelha.
Qual brinco utilizar?
Os brincos mais indicados são feitos de aço inox de grau cirúrgico e folheados a ouro 24 K. Devem ser mantidos sem serem retirados da orelhinha da criança durante 6 semanas após aplicação. Já vem acoplado ao aplicador e todo o conjunto vem esterilizado de fábrica.
Cuidados após a aplicação
O período para completa cicatrização é de 6 semanas, não devendo ser retirado o brinco nesse período para evitar que o furo se feche. Durante esse período deve ser realizada higiene diária com água e sabão no lóbulo da orelha durante o banho, secando bem com a toalha e girando suavemente o brinco uma vez ao dia.
Os brincos de ouro, que normalmente são oferecidos pelos familiares como os primeiros presentes do bebê, devem ser guardados, pois não são os modelos ideais para realizar o furo. Mas podem ser usados após esse período de 6 semanas.
Faça o furinho da orelha do seu bebê na Clínica Muliere
A clínica Muliere disponibiliza o serviço de Furo Humanizado da orelhinha do seu bebê, contando com ambiente acolhedor, seguindo todas as normas de segurança, e contando com uma profissional com formação na área de enfermagem, com capacitação para realizar o procedimento, e com todo o carinho e atenção da nossa equipe para receber a mamãe e seu bebê.
Temos o intuito de tornar esse momento especial e mágico, podendo até ser registrado com fotos, caso seja o desejo da família, para ser guardado de recordação.