top of page
Mastologia

É a especialidade médica que estuda e trata as patologias que atingem as mamas.

 

Engloba tanto as doenças benignas quanto as malignas que atingem não só mulheres, mas também os homens. 

 

Entre as principais doenças mamárias podemos citar:

Cistos mamários;

Fibroadenomas;

Mastites;

Câncer de mama.

 

O mastologista é o médico responsável pelo estudo, diagnóstico, tratamento e reabilitação de todas as afecções das glândulas mamárias, e por isso, no caso de qualquer suspeita de doença da mama, esse é o especialista que deve ser procurado.

Sinais e sintomas que devem levar o paciente a buscar um mastologista

Fissura, ingurgitamento ou vermelhidão das mamas, que pode acontecer principalmente no período de amamentação;

Saída espontânea de secreção pelos mamilos, principalmente se tiver coloração escura ou sanguinolenta;

Dor na mama;

Nódulos palpáveis nas mamas ou axilas;

Retrações, abaulamentos ou feridas na pele da mama.

 

Além de procurar o profissional por algum sinal ou sintoma percebido, é muito importante, manter um seguimento rotineiro para rastreio de câncer de mama, permitindo um diagnóstico precoce.

 

É importante o exame físico (palpação das mamas) realizado pelo profissional no consultório de forma anual e o autoexame realizado pelos próprios pacientes, desde o início do desenvolvimento das mamas. 

 

Os exames complementares para rastreio são indicados de forma individualizada, mas no geral a mamografia é um dos principais, devendo ser realizado a partir de 40 anos, exceto no caso de pacientes com histórico familiar de primeiro grau, quando deve ser iniciado mais precocemente aos 35 anos. 

 

Em alguns casos, alguns outros exames serão solicitados para complementar o diagnóstico, como ultrassonografia, ressonância nuclear magnética e biópsias.

Alguns dos exames são:

Mamografia

Exame de imagem não invasivo, com imagens produzidas a partir de duas placas que pressionam os seios por poucos segundos e as registram em uma chapa.

Ultrassonografia das mamas

É um complemento à mamografia e auxilia na detecção e acompanhamento de alterações mamárias.

Ressonância magnética das mamas

A ressonância magnética é utilizada principalmente em mulheres que já foram diagnosticadas com câncer de mama para determinar, com mais precisão, o tamanho do tumor e a existência (ou não) de outros tumores na mama.

 

É também indicada sua realização junto com a mamografia anual em mulheres com alto risco para câncer de mama.

 

A ressonância magnética não é indicada como um exame de rastreamento de forma isolada porque pode perder alguns tipos de câncer que poderiam ser diagnosticados através da mamografia.

Biópsias e punções mamárias (core biopsy e PAAF)

consiste na remoção de uma pequena amostra do tumor para avaliação anatomopatológica, auxiliando no diagnóstico da doença. 

 

A Clínica Muliere conta com especialistas altamente qualificados, que trabalham de forma integrada com uma equipe multiprofissional para que você possa ter o melhor diagnóstico, assim como tratamentos para essas patologias.

bottom of page