Terapia hormonal
Climatério e Menopausa
Climatério é o período de transição em que a mulher passa da fase reprodutiva para a fase não-reprodutiva, sendo marcada por uma diminuição progressiva da quantidade de hormônios produzidos.
A menopausa é o termo usado para nomear a última menstruação da vida da mulher, servindo com um marco do final da vida reprodutiva.
E embora, no geral ela ocorra entre os 45 e os 50 anos, a menopausa pode ocorrer em idades diferentes em cada mulher, podendo inclusive ocorrer de forma precoce.
E os sintomas climatéricos, como indisposição, ondas de calor, indisposição, diminuição da libido e ressecamento vaginal podem iniciar alguns anos antes da menopausa acontecer, já que a queda hormonal acontece de forma gradativa.
Embora seja uma fase natural da vida da mulher é importante fazer o seguimento com um ginecologista, pois existem diversos tratamentos que podem ajudar a diminuir os desconfortos comuns desta fase, especialmente a terapia de reposição hormonal.
Implantes hormonais
O procedimento conhecido popularmente como “Chip da beleza” é um implante hormonal absorvível, inserido via subcutânea após anestesia local, e que tem duração média de 6 meses.
Existem várias formas de fazer reposição hormonal, e os implantes hormonais nada mais são do que uma via de administração, moderna, prática, e mais segura quando comparada a via oral.
Ele permite associação de vários tipos de hormônios e a individualização das dosagens para cada paciente, de acordo com a necessidade de cada um.
Antes de realizar o procedimento é necessário passar pela consulta com o especialista, que faz a solicitação de exames para entender as taxas hormonais atuais e avaliar quais necessitarão de reposição.
Apesar de serem conhecidos como “chips da beleza”, os implantes não devem ser utilizados para finalidade estética.
Trata-se de uma opção de tratamento para doenças ginecológicas como endometriose, adenomiose, miomas, TPM e reposição hormonal da menopausa.
O tratamento também pode ser recomendado para homens, uma vez que também são acometidos por disfunções hormonais devido a fatores como idade, estresse e intoxicação ambiental.
Porém, como todo medicamento, pode apresentar efeitos adversos a depender da resposta individual e da dose usada.
Alguns deles podem ser queda de cabelo, acne, aumento de pêlos, mas são bastante raros, pois a escolha do hormônio é de forma individual de acordo com a característica de cada pessoa.
Com a indicação médica correta, após a análise das taxas hormonais, os implantes podem trazer benefícios como:
• Melhora de disposição e da libido;
• Maior facilidade de ganho de massa muscular;
• Diminuição de cólicas provocadas pela endometriose;
• Tratamento de sintomas do climatério, como fogachos (ondas de calor), irritabilidade, insônia;
• Atua como coadjuvante no tratamento de osteopenia e osteoporose;
• Prolongamento da qualidade de vida das pessoas.