top of page
Alopecia
Soluções para queda de cabelo e doenças do couro cabeludo

Alopecia é frequentemente referida como perda de cabelo ou calvície. Dependendo do contexto e do tipo específico de alopecia, alguns sinônimos e termos relacionados podem incluir:

  • Calvície

  • Queda de cabelo

  • Perda capilar

  • Efusão capilar

  • Rarefação capilar

 

A Tricologia é uma especialidade na Dermatologia, focada no estudo da anatomia, fisiologia e das patologias referentes ao couro cabeludo, aos cabelos e aos pelos do indivíduo.

5 Sinais de Alerta: Quando a Queda de Cabelo Precisa de Atenção

Dra Mariana Teles Dermatologista

RQE 14469

Especialista em doenças do cabelo e couro cabeludo 

ᐅ Tipos de Alopecia

 

A alopecia é uma condição caracterizada pela perda de cabelo, que pode afetar tanto o couro cabeludo quanto outras partes do corpo. Existem vários tipos de alopecia, cada um com suas próprias causas e sintomas. Aqui estão alguns dos tipos mais comuns:​

Alopecia Androgenética:

Conhecida também como calvície de padrão masculino ou feminino, é a forma mais comum de perda de cabelo. Nos homens, geralmente começa com o recuo da linha do cabelo e pode progredir para a perda de cabelo no topo da cabeça. Nas mulheres, geralmente se manifesta como um afinamento difuso do cabelo na parte superior do couro cabeludo.

Alopecia Areata:

A alopecia areata é uma doença autoimune que provoca queda de cabelo. Acredita-se que em torno 1% da população manifeste os sinais e sintomas em algum momento da vida.

 

Caracteriza- se por perda abrupta de cabelos, com áreas arredondadas, únicas ou múltiplas, podendo raros casos, acometer todo os fios do couro cabeludo, sobrancelhas, cílios e barba.

 

O cabelo sempre pode voltar a crescer novamente, mesmo que haja perda total.

 

Isto ocorre porque a doença não destrói os folículos pilosos, apenas os mantém inativos pela inflamação.

 

Entre os fatores agravantes ou desencadeantes da alopecia areata estão:

👉🏼crises emocionais

👉🏼traumas físicos

👉🏼doenças autoimunes (vitiligo, problemas de tireoide e lúpus eritematoso).

 

Ha vários tratamentos disponíveis, como tópicos, sistêmicos e intralesional (infiltração).

E atualmente há também novas medicações disponíveis para o tratamento, como a medicação mencionada no vídeo. 

image00001.jpeg

Alopecia Cicatricial:

É um tipo de alopecia em que a perda de cabelo é permanente. Isso ocorre porque o folículo capilar é destruído e substituído por tecido cicatricial. As causas podem incluir doenças inflamatórias da pele, infecções ou lesões físicas.

 

Alopecia de Tração:

 

É causada por práticas de penteado que exercem muita tração sobre os cabelos, como tranças apertadas, rabos de cavalo ou o uso frequente de chapinhas ou bobes de cabelo. Isso pode levar à perda de cabelo ao redor da linha do cabelo ou em áreas específicas submetidas à tração.

 

Eflúvio Telógeno:

 

É uma forma temporária de alopecia caracterizada por uma perda difusa de cabelo. Normalmente, ocorre após um evento estressante, como uma doença grave, cirurgia, parto ou estresse emocional. O cabelo geralmente começa a cair de forma mais acentuada alguns meses após o evento desencadeante.​Os sintomas da alopecia variam dependendo do tipo, mas geralmente incluem a perda visível de cabelo, áreas calvas ou afinamento do cabelo​

ᐅ Avaliação ​

 

Para tanto, o médico pode realizar um exame chamado tricoscopia, que analisa a estrutura do fio de cabelo.Também podem ser solicitados a biópsia do couro cabeludo.

ᐅ Tratamento​

 

Os tratamentos podem ser com medicações tópicas e orais.Porém, em alguns casos, pode ser necessário utilizar outros procedimentos, como tratamentos com laser, infiltrações ou microagulhamento (dermaroller), se considerar que essas técnicas trarão melhor resultado.​

 

É importante ressaltar que, em caso de queda capilar, o quanto antes for feita a avaliação e for iniciado o tratamento, melhor será o resultado, impedindo assim a calvície definitiva e irreversível .

Intradermoterapia capilar

Intradermoterapia capilar, também conhecida por mesoterapia, é um tratamento para queda de cabelo.

 

Se trata de um procedimento médico minimamente invasivo que aplica diretamente no couro cabeludo, através de seringas, substâncias conforme a necessidade de cada paciente, podendo incluir pantenol, finasterida, aminoácidos, medicamentos, vitaminas, entre outros.

MMP Capilar

MMP é um dos tratamentos mais procurados atualmente para tratar a diminuição do volume capilar, tanto no couro cabeludo, quanto na região da barba (falhas).

 

A sigla MMP significa Microinfusão de Medicamentos na Pele e representa uma técnica que insere medicamentos ativos diretamente no local onde é necessária a sua aplicação.

Apresenta o mesmo objetivo da mesoterapia previamente descrita, no entanto, esta técnica apresenta uma aplicação com maior difusão e quantidade de medicações.

A MMP é indicada para tratamento de alopécia androgenética feminina e masculina (rarefação, afinamento e miniaturização dos fios) e alguns tipos de eflúvio telógeno (perda de cabelos decorrente de um distúrbio no ciclo de vida capilar).

Por meio do microagulhamento, o medicamento e demais nutrientes são injetados diretamente no couro cabeludo, favorecendo dessa maneira o fortalecimento dos folículos capilares.

 

Benefícios:

1) Fortalecimentos dos fios capilares

2) Estimulação do crescimento capilar

3) Nutrição completa dos cabelos

4) Melhora da aparência geral do cabelo

5) Tratamento não invasivo

6) Pode ser associado a outras tecnologias para aprimorar os resultados.

image00002.jpeg

ᐅ Agende sua consulta!

Agende uma consulta na Clínica Muliere e dê o primeiro passo para cuidar da saúde do seu cabelo

bottom of page