Massoterapia e Taping
Sabemos que as alterações hormonais na gestação acarretam mudanças em todo o corpo da gestante, afetando particularmente a estrutura do sistema musculoesquelético, que sofre intensa embebição gravídica, por significativa retenção hídrica determinada pelo estímulo progestagênico.
O edema gestacional, conhecido popularmente como “inchaço” ocorre principalmente a partir do final do 2º trimestre, quando o útero já está maior e pressiona os vasos sanguíneos da pelve, dificultando o retorno venoso dos membros, principalmente das pernas e dos pés. Ele pode se intensificar ainda mais nos primeiros dias de pós parto devido à resposta inflamatória que é ativada.
Além do edema, as gestantes podem sentir muita dor, principalmente na região lombossacra, devido ao crescimento do útero e das mamas, que impõe sobrecarga de peso à coluna e pelve.
Massoterapia e Taping na gestação e pós parto
Para amenizar esses desconfortos tão presente na gravidez há várias opções disponíveis, em que não há nenhum prejuízo para a gestação ou aleitamento materno. Entre elas destacamos a terapia manual (massoterapia) e o Taping.
A massoterapia oferece opções terapêuticas como drenagem linfática manual e as massagens relaxantes e o Taping é uma técnica antiga, que está sendo usada recentemente em gestantes e puérperas e tem mostrado excelentes resultados no alívio de dores e diminuição dos edemas.
Vamos discorrer um pouco sobre a drenagem linfática, massagem relaxante e sobre o Taping de forma separadas, ressaltando que essas terapias podem ser usadas de forma associadas na gestação e no puerpério. A associação da terapia manual com o Taping, tem se mostrado ainda mais benéfico para melhorar os desconfortos da gravidez e acelerar o processo de recuperação no pós parto.
ᐅ Drenagem linfática na gestação e Puerpério
A técnica da Drenagem Linfática Manual (DLM) é eficiente por aumentar a capacidade de processamento da linfa no interior dos gânglios linfáticos, facilitando assim a eliminação dos líquidos, reduzindo o edema. É fundamental conhecer a localização dos linfonodos para aplicar a manobra correta e eficaz
Os benefícios da drenagem linfática na gravidez incluem:
• Diminuição do inchaço nas pernas e pés;
• Melhora da circulação sanguínea;
• Diminuição do risco de desenvolver varizes;
• Melhora da nutrição das células e dos tecidos;
• Promove um bom relaxamento.
É normalmente recomendada a realização de 1 sessão de drenagem linfática por semana durante toda a gravidez e no pós-parto para ajudar na promoção da sensação de bem-estar na mulher.
ᐅ Massagem Relaxante Materna
Massagem sem dor, leve e relaxante, pode ser feita durante toda a gestação e tem diversos benefícios, inclusive durante o trabalho de parto e no pós-parto:
• Alívio de dores causadas pelo ganho de peso e mudanças físicas na gestação (especialmente as dores nas costas e nas pernas);
• Melhora da circulação, reduzindo inchaços;
• Aumenta a hidratação da pele;
• Melhora a autoestima;
• Diminui o estresse e a ansiedade;
• Combate a depressão;
• Relaxa e proporciona sentimento de felicidade.
ᐅ Taping na gestação e no pós parto
Certamente você já viu pessoas “desfilando” fitas coloridas em seus corpos nas mais diversas partes do corpo. Mas não se trata de modismo. O taping, ou bandagem elástica, ou fita cinesiológica é basicamente uma fita elástica que vem sendo usada, há muito tempo, para o tratamento de lesões e no alívio de dores.
É uma técnica que consiste na aplicação de uma bandagem elástica adesiva feita de algodão. Pode permanecer na pele de 3 a 5 dias, com descanso de 24 horas entre uma aplicação e outra. A técnica pode ser aplicada com segurança em gestantes e puérperas, desde que seja realizada por profissional habilitado.
O Taping é considerado eficaz na diminuição da dor lombar durante a gravidez pelo seu efeito de supressão neurológica através do contato com a pele ativando os interneurônios que modulam a dor de forma inibitória proporcionando um relaxamento muscular, melhorando a circulação sanguínea local.
Essa técnica também trás inúmeros benefícios para a recuperação do parto, como:
• Auxiliar na redução do inchaço;
• Amenizar a dor;
• Amenizar equimoses (roxos);
• Melhorar a qualidade da cicatrização;
• Auxiliar na sustentação do abdome (diminuindo a sensação de que está “tudo solto”).
A aplicação é feita nos primeiros dias do puerpério e é indicado para qualquer via de parto (normal ou cesariana).