top of page
Tricologia

Tricologia é uma especialidade na Dermatologia, focada no estudo da anatomia, fisiologia e das patologias referentes ao couro cabeludo, aos cabelos e aos pelos do indivíduo.

A tricologia abrange o diagnóstico e tratamento dos distúrbios que afetam essas estruturas, como queda e quebra dos fios, inflamações, infecções e doenças do couro cabeludo.

Muitas vezes, a queda de cabelo é um sintoma inicial de doenças, como anemia, tireoidite, lúpus eritematoso sistêmico, sífilis, etc.

 

Então, qualquer sintoma deve ser identificado rapidamente para que um médico, especialista em tricologia possa investigar o assunto.

Para tanto, o médico pode realizar um exame chamado tricoscopia, que analisa a estrutura do fio de cabelo.

 

Também podem ser solicitados o tricograma e a fototricograma, ou até a biópsia do fio e do couro cabeludo.

 

Em seguida, o médico recomenda o tratamento de acordo com o diagnóstico.

Os tratamentos podem ser com medicações tópicas e orais.

 

Porém, em alguns casos, pode ser necessário utilizar outros procedimentos, como tratamentos com laser, infiltrações ou microagulhamento (dermaroller), se considerar que essas técnicas trarão melhor resultado.

É importante ressaltar que, em caso de queda capilar, o quanto antes for feita a avaliação e for iniciado o tratamento, melhor será o resultado, impedindo assim a calvície definitiva e irreversível .

Intradermoterapia capilar

Intradermoterapia capilar, também conhecida por mesoterapia, é um tratamento para queda de cabelo.

 

Se trata de um procedimento médico minimamente invasivo que aplica diretamente no couro cabeludo, através de seringas, substâncias conforme a necessidade de cada paciente, podendo incluir pantenol, finasterida, aminoácidos, medicamentos, vitaminas, entre outros.

MMP Capilar

MMP é um dos tratamentos mais procurados atualmente para tratar a diminuição do volume capilar, tanto no couro cabeludo, quanto na região da barba (falhas).

 

A sigla MMP significa Microinfusão de Medicamentos na Pele e representa uma técnica que insere medicamentos ativos diretamente no local onde é necessária a sua aplicação.

Apresenta o mesmo objetivo da mesoterapia previamente descrita, no entanto, esta técnica apresenta uma aplicação com maior difusão e quantidade de medicações.

A MMP é indicada para tratamento de alopécia androgenética feminina e masculina (rarefação, afinamento e miniaturização dos fios) e alguns tipos de eflúvio telógeno (perda de cabelos decorrente de um distúrbio no ciclo de vida capilar).

bottom of page