top of page
Cardiologia

A consulta com o cardiologista é uma parte fundamental dos cuidados com a saúde, devendo ser realizada de preferência de forma rotineira e com intervalo anual, mesmo na ausência de qualquer sintoma, proporcionando a oportunidade de conhecer seu especialista e de prevenir ou tratar precocemente as doenças relacionadas ao coração e ao sistema circulatório.

Durante a consulta, o médico fará uma avaliação completa, abrangendo histórico de saúde, antecedentes familiares e estilo de vida.

 

Recomenda-se que a rotina cardiológica inicie-se aos 35 anos nos homens e aos 40 anos nas mulheres, podendo ser indicado início mais precoce dependendo do histórico familiar.

As doenças cardiovasculares são ainda uma importante causa de morte no mundo, inclusive entre as mulheres, o que mostra que as mesmas vêm se conscientizando sobre a importância de doenças ginecológicas e câncer de mama, porém ainda cuidam pouco da saúde do coração.

O cardiologista acompanha doenças como:

ᐅ Hipertensão, cujas as causas podem estar associadas à obesidade, diabetes, tabagismo, alcoolismo, estresse, ansiedade e fatores genéticos.

ᐅ Arritmia, que ocorre quando o sinal elétrico do próprio coração é interrompido, fazendo com que ele bata muito rápido, lento ou irregularmente.

ᐅ Insuficiência cardíaca, que pode ser decorrente de disfunção muscular devido à rigidez do músculo, o que não permite que ele relaxe normalmente; e / ou disfunção devido à diminuição da função da bomba cardíaca. Quando isso acontece, a pressão é transmitida de volta aos pulmões, resultando em falta de ar e congestão.

Entre os sintomas que podem surgir decorrentes de cardiopatia podemos citar: dor no peito, falta de ar, palpitações, vertigens, tonturas e inchaço.

Risco cirúrgico

Avaliação feita para estimar o risco do paciente durante uma cirurgia. Essa avaliação costuma ser solicitada ao cardiologista por qualquer cirurgião durante o pré-operatório.

bottom of page